RPA - Robotic Process Automation no Departamento de Pessoal e RH
O RPA (Automação Robótica de Processos) pode colaborar para a eficiente gestão de RH ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como checagem de folha de pagamento, validação de cadastro e admissão de novos funcionários, gestão de beneficiários de plano de saúde, entre outras. Com isso, o RPA traz as seguintes vantagens para o o DP e RH:
• Assertividade: o sistema automatizado garante maior agilidade e eficácia das atividades entregues, visto que o RPA dispensa esforços com ações repetitivas e grande probabilidade de falha humana.
• Otimização do tempo: em vez de passar horas em tarefas rotineiras, os colaboradores podem focar em atividades mais estratégicas e analíticas.
• Qualidade de entrega e redução de erros: os robôs seguem regras específicas e eliminam o risco de erros humanos em cálculos e entrada de dados, o que aumenta a conformidade fiscal da empresa.
• Maior desempenho profissional: o RPA proporciona organização, integração e facilidade dos processos comuns ao RH, permitindo que os gestores acompanhem as métricas e estabeleçam as prioridades com mais clareza e precisão.
• Simplificação de tarefas: o RPA é recomendável principalmente no apoio de serviços administrativos, tornando mais fácil o dia a dia dos gestores de áreas.